Mundial 2014

Mundial 2014: Portugal fica num pote com 9 equipas

O sorteio dos grupos do Mundial 2014 realiza-se na sexta-feira, na Bahia, no Brasil. Portugal vai ficar no pote 4 do sorteio onde vão estar nove equipas, mas ainda pode saltar para o pote 2.

Portugal vai fazer parte do pote 4, em conjunto com as restantes seleções europeias que não são "cabeças de série".

Portugal está com a Bósnia-Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda e Rússia, mas como cada pote só pode ter oito seleções, uma delas saltará para o pote 2, ainda só com sete.

Neste caso a selecção nacional poderá ter que jogar com um dos cabeças-de-série sul-americanos o Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai na fase de grupos do Mundial 2014.

Portanto, há a hipótese da selecção nacional passar a integrar o Pote 2, composto pelas seleções africanas apuradas para o campeonato do Mundo e que conta apenas com sete equipas.

Antes do sorteio principal, marcado para sexta-feira, será realizado um mini-sorteio que irá permitir a uma das seleções do pote 4 subir para o grupo dos conjuntos africanos.

Logo à partida, a equipa das quinas vai evitar confrontos com a Bósnia-Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda e Rússia, que completam o último pote.

Pela sua situação no "ranking" em outubro de 2013, Espanha, Bélgica, Alemanha e Suíça completam o pote 1.

No nível 3 estarão Austrália, Irão, Japão e Coreia do Sul, representantes da zona asiática, e Costa Rica, Honduras, México e Estados Unidos, da América do Norte, Central e Caribe.

O sorteio terá a preocupação geográfica, pelo que não poderá haver duas seleções do mesmo continente no mesmo grupo, à exceção da Europa, que fornece 13 dos 32 finalistas.

As equipas do pote 1 serão as primeiras a conhecer o seu grupo no sorteio, cujo início está marcado para a sexta-feira, às 13:00 locais (16:00 em Lisboa).

O sorteio vai ser transmitido em direto para 193 países. O Mundial 2014 vai acontecer entre 12 de Junho e 13 de Julho.

  COMENTÁRIOS