O Primeiro-ministro, António Costa, despediu-se da primeira comitiva, dizendo aos atletas portugueses que fica à espera de ouvir o hino nacional.
Corpo do artigo
O Primeiro Ministro entrou no Navio Escola Sagres para desejar boa sorte à primeira comitiva portuguesa que sai para o Rio de Janeiro, os militares e a velejadora Joana Pratas que vão levar a bandeira portuguesa que vai estar na cerimónia de abertura.
António Costa disse que "este navio é um navio onde se aprende, uma escola de vida. Uma escola de trabalho em equipa mas também de superação individual. É preciso que esta ambição seja mantida e disputada. É esse o objetivo de qualquer participação nestes jogos".
O Primeiro-ministro desejou "aos 85 atletas que vão representar Portugal nas 15 modalidades onde disputaremos a nossa vitória, as maiores felicidades nestes próximos Jogos Olímpicos. Lembrem-se sempre que cada vez que entrarem em campo, no mar, no estádio, é no fundo Portugal que estão a representar e, no fundo, os portugueses que aqui estão a torcer por vós".
Numa linguagem marítima, José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico manifestou o desejo de "existirem bons ventos, boas correntes e que a viagem sejam inspiradora para a participação dos atletas".
O Navio saiu esta tarde de Lisboa e vai demorar 43 dias a chegar ao Brasil.