Desporto

O "conto de fadas" do treinador que teve de pedalar 1300km para cumprir promessa

Estava destinado à Serie B, quando uma promessa e os jogadores arranjaram forma de ganhar seis dos últimos nove jogos. Foi um milagre, e os milagres têm preço: David Nicola pedalou até à terra natal.

Os milagres acontecem no futebol. Os treinadores fazem de tudo: pedem concentração aos jogadores, ralham com os defesas para não perderem o rasto do ponta-de-lança-tubarão que anda ali a sentir o cheiro a sangue, suplicam aos médios para darem gás à coisa e imploram aos avançados para meterem a bola na baliza rival. O desespero, esse, também tem a sua hora: fazem-se promessas.

É o caso de David Nicola, o treinador do FC Crotone, conta o The Guardian. Há dois meses a equipa estava condenada à descida à Serie B, com apenas 14 pontos nas primeiras 29 jornadas do campeonato. Ou seja, 14 pontos em 87 possíveis. O encanto da primeira vitória do clube fora de casa, no principio de abril, na casa do Chievo (2-1), levou Nicola a prometer a tal pedalada.

A seguir à promessa, foi isto: Inter (2-1), Torino (1-1), Sampdoria (2-1), Milan (1-1), Pescara (1-0), Udinese (1-0), Juventus (0-3) e Lazio (3-1). Com o triunfo contra o Chievo, foram seis vitórias nas últimas nove partidas da Serie A. Se isto não é um milagre...

E os milagres têm o seu preço. David Nicola cumpriu a promessa e pedalou entre Crotone e Vigone, a sua terra natal, em Turim. Demorou nove dias a chegar ao destino, onde o esperavam 300 pessoas para o receber. "Mantive a promessa e, com a ajuda de muitas pessoas, conseguimos também atrair a atenção de muita gente para a questão da segurança nas estradas. Aqui, em Turim, fui recebido com muito entusiasmo. Estou muito contente", contou, citado pelo The Guardian.

Esta última questão, extra futebol, prende-se com a tragédia que viveu em julho de 2014, quando um autocarro derrubou da bicicleta o seu filho de 14 anos, que não resistiu aos ferimentos.

"Foi uma viagem bonita, um conto de fadas. A partir de amanhã talvez me sinta um bocado cansado, mas o que interessa para mim é que o meu objetivo foi alcançado", disse em Vigone, aqui citado pela BBC.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

  COMENTÁRIOS