Apesar de dois "nulos" no início do Euro 2016, Portugal continua com todas as hipóteses de apuramento para os oitavos de final. Só tem de pontuar frente à Hungria. Vitória ou empate são suficientes.
Corpo do artigo
Depois de concluída a última jornada dos Grupos C e D, a seleção nacional ficou com mais uma saída possível para atingir a fase seguinte do Europeu de futebol. Antes, era obrigatório derrotar a (já apurada) Hungria, esta quarta-feira. Agora, uma igualdade em Lyon também serve. Na pior das hipóteses, Portugal seria um dos quatro melhores terceiros classificados.
Um empate contra os húngaros deixaria a seleção nacional com três pontos no Grupo F , o que tornaria o desfecho do Islândia - Áustria irrelevante para a qualificação portuguesa. Isto porque na luta dos melhores terceiros, Portugal ficaria sempre à frente de Albânia (também três pontos, mas diferença de golos negativa) e da Turquia (com cenário idêntico ao albanês). Recorde-se que a seleção de Fernando Santos tem "saldo zero" em golos (1-1), o que se manteria em caso de novo empate.
Curioso é verificar que será mais plausível um apuramento como primeiro ou terceiro do que como segundo. O que até nem seria má opção para Portugal. Se vencer o Grupo F a seleção terá pela frente Bélgica ou Suécia, nos oitavos, e se for terceira tem a Croácia no caminho. Simplesmente, em qualquer dos casos, fica com uma certeza : até à final não defrontará Alemanha, Itália, Espanha, França ou Inglaterra.