
DR/Facebook Boavista Futebol Feminino
Os Panterinhas - é o nome da única equipa de futebol feminino que compete com rapazes nos campeonatos infantis e juvenis do distrito do Porto de sub 14. "Jogar com raça" é o segredo.
TSF\audio\2017\07\noticias\27\08_rute_fonseca
Até aos sub 14 as equipas podem ser mistas, mas o Boavista Futebol Clube apresenta-se aos jogos com uma equipa só de raparigas. Acreditam que um dia vão jogar na seleção portuguesa de futebol feminino e olham para a equipa A como motivo de muito orgulho.
São 13 as jogadoras do Boavista, que desde o ano passado disputam o campeonato distrital de sub 14. A treinadora, Fernanda Silva, reconhece as dificuldades, admite as diferenças entre rapazes e raparigas.
"É muito diferente e difícil, as vitórias são difíceis. Quando acontece é divino. É preciso trabalhar mesmo bastante".
Responsável pela formação do Bessa, conta que os Panterinhas deram os primeiros em 2009 e sonham chegar à seleção A. Fernanda Silva defende que à semelhança do que acontece com o masculino, a Federação devia promover o Campeonato Nacional de Juniores de Futebol Feminino. "Para que os atletas possam chegar à seleção principal".
Esta quinta-feira a seleção portuguesa de futebol feminino luta pela passagem aos quartos-de-final e o caminho tem sido seguido passo a passo pela equipa do Bessa.
"Comentamos os jogos, eu digo-lhes que têm que saber que é preciso trabalhar muito e jogar com muita raça".
Os Panterinhas acreditam que Portugal vai fazer história. "É uma motivação saber que a seleção portuguesa de futebol feminino está no Europeu".