BTT

Tiago Ferreira sagra-se campeão europeu de maratona BTT

O ciclista português sagrou-se este domingo campeão europeu de maratona BTT (XCM), numa prova disputada em Svit, Eslováquia.

O novo campeão europeu de XCM completou os 134 quilómetros em 5:40.12 horas, menos 3.37 minutos do que o campeão mundial, o austríaco Alban Lakata, que fez uma corrida de trás para a frente e ficou no segundo posto. O terceiro foi o alemão Karl Platt, a 6.48 minutos de Tiago Ferreira.Este

é o quarto pódio consecutivo de Tiago Ferreira em grandes competições internacionais de XCM. Em 2016 foi vice-campeão europeu e campeão mundial. Em 2017 inverteu os resultados, conseguiu a medalha de prata no Campeonato do Mundo e a medalha de ouro no Campeonato da Europa.

"Inverti os lugares do ano passado. Sabia que o percurso do Mundial não me favorecia. Portanto, desde sempre o grande objetivo da época era o Campeonato da Europa. Fiz treino específico para esta prova e a vitória tem um sabor muito especial", congratulou-se o novo campeão europeu, citado pela assessoria de imprensa da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Tiago Ferreira, em representação de Portugal, manteve-se sempre em cabeça de corrida. Fez uma parte significativa da prova em parceria com o compatriota Luís Leão Pinto, que correu como individual, arrancando para um triunfo em solitário nos derradeiros 20 quilómetros.

"Foi uma corrida muito dura, disputada a alta velocidade. O Tiago Ferreira e o Luís Leão Pinto partiram a corrida na subida mais difícil. Os dados estavam lançados e o Tiago destacou-se e conseguiu uma vitória extraordinária. O Luís também levaria uma medalha se não fosse um furo na parte final", descreveu o selecionador nacional, Pedro Vigário.

  COMENTÁRIOS