A vasta coleção de prémios, documentos e outros objetos, conseguida em mais de seis décadas dedicadas o futebol, pode atingir mais de seis milhões de euros em vendas.
Corpo do artigo
Começa esta terça-feira em Londres aquele que já é considerado pelos especialistas como um dos maiores leilões na história do desporto. Pelé, tido por muitos como um dos melhores jogadores de futebol de sempre, está a leiloar a sua coleção pessoal de troféus, medalhas, documentos, fotografias e outros tantos objetos acumulados ao longo de uma carreira de mais de seis décadas dedicada ao futebol.
A coleção é constituída por mais de dois mil objetos que, segundo as estimativas podem atingir um valor total de vendas total acima dos seis milhões euros.
Desde o momento em que se tornou profissional, com a idade de 15 anos pelo Santos FC em 1956, até ser nomeado embaixador do clube em 2014, Pelé está a leiloar de tudo um pouco. Na lista estão, inclusive, as medalhas ganhas pela conquista de três Campeonatos do Mundo, a sua réplica - única no mundo - do Troféu Jules Rimet e o anel comemorativo da vitória na Liga de Futebol Norte-Americana, três dos itens mais caros na coleção.
Citando pela agência Reuters, Pelé explica que os lucros do leilão irão reverter a favor das obras de caridade do clube Santos FC, em particular o hospital pediátrico. "Santos, o clube que me formou e que me fez chegar aqui", lembra o antigo jogador.
Para os interessados, o leilão decorre em Londres entre 7 e 9 de junho sob a responsabilidade da leiloeira Julien"s Auctions.