TSF

  • Menu
  • Em Directo
hóquei em patins

Hóquei em patins: Portugal passa o teste e vence Itália por 3-0

Portugal venceu na terça-feira a Itália, por 3-0, e igualou a Espanha na liderança do Campeonato da Europa de hóquei em patins 2012, que se realiza em Paredes, após a terceira jornada.

PUB

Jorge Silva foi uma das figuras do encontro que encerrou o terceiro dia de competição, ao inaugurar o marcador, aos 22 minutos, com um remate cruzado, permitindo a Portugal "desmontar" a estratégia de contenção italiana e dando a tranquilidade necessária à equipa para ir à procura de um resultado mais folgado, como se verificou.

O "passeio" de Espanha frente à Inglaterra (vitória por 21-1), no jogo anterior, pressionava Portugal a vencer a Itália, para continuar a partilhar a liderança do campeonato, e o "cinco" luso procurou assumir cedo o domínio do encontro.

Acusando alguma ansiedade, que levou a que fossem acumuladas quatro faltas nos primeiros cinco minutos, Portugal alternava o jogo interior com o exterior, mas a Itália, bem posicionada, não dava espaços e bloqueava as tentativas de remate, sobretudo de Reinaldo Ventura.

Com as duas formações a conseguirem "anular-se", mesmo nos livres diretos (Ambrosio e Reinaldo Ventura foram vencidos pelos guarda-redes contrários aos oito minutos), foi em contra-ataque que Portugal "espreitou" o golo, mas o remate de Jorge Silva foi devolvido pelo ferro da baliza de Barozzi.

Bem diferente teve o destino do remate do mesmo Jorge Silva, praticamente no reatamento, dando a primeira vantagem no jogo a Portugal, que, um minuto depois, ampliaria o resultado por Ricardo Barreiros, na cobrança de um livre direto.

No mesmo minuto, a Itália falhou a possibilidade de reentrar no jogo, quando o guarda-redes Ricardo Silva parou o remate de Motaran, num livre direto.

Com o resultado favorável para gerir, Portugal, apoiado por um pavilhão lotado, ainda chegou ao terceiro golo, apontado por Reinaldo Ventura, aos 28 minutos.

Após ultrapassar com sucesso este primeiro grande teste, parece confirmar-se a ideia inicial de que a decisão do campeonato será conhecido no último jogo da prova, entre Portugal e a campeã em título Espanha.

Jogo no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, Paredes.

Portugal - Itália: 3-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Jorge Silva, 22 minutos.

2-0, Ricardo Barreiros, 23 (livre direto).

3-0, Reinaldo Ventura, 28.

Sob a arbitragem de Josep Ribó (Esp) e Mark Lewis (Swi), as equipas alinharam e marcaram:

- Portugal: Ricardo Silva, Valter Neves, Ricardo Barreiros (1), Diogo Rafael e Reinaldo Ventura (1). Jogaram ainda: Jorge Silva (1), Hélder Nunes e João Rodrigues.

- Itália: Leonardo Barozzi, Federico Ambrozio, Davide Motaran, Miguel Nicolas e Diego Nicoletti. Jogaram ainda: Gaston de Oro, Sergio Festa e Domenico Illuzzi.

Assistência: Cerca de 2.000 espetadores.

  COMENTÁRIOS