Taça Portugal

FC Porto é o clube com mais troféus conquistados

A vitória obtida na final da Taça de Portugal, com uma goleada por 6-2 sobre o Vitória de Guimarães, permitiu ao FC Porto marcar uma viragem no futebol nacional, tornando-se no clube com mais troféus conquistados.

Poucos dias depois da conquista da Liga Europa, o FC Porto arrebatou hoje no Estádio Nacional, em Oeiras, o seu 69.º troféu, o que fez com que os "dragões" superassem o "rival" Benfica, que iniciou a actual temporada com mais dois troféus do que os portistas (67 contra 65).

A Supertaça, no início da época, reduziu a diferença para a margem mínima, que seria anulada com a conquista do 25.º título de campeão nacional, precisamente numa partida frente ao Benfica, em pleno Estádio da Luz.

Sem possibilidades de chegar ao título, as "águias" viraram-se para a Taça de Portugal, mas também aqui imperou a força do "dragão", que recuperou de uma desvantagem de dois golos (3-1) e apurou-se para a final, impedindo que os benfiquistas sonhassem com nova conquista.

Com as contas ainda empatadas, seria o triunfo na Taça da Liga, com o Paços de Ferreira (2-1), a recolocar o Benfica na liderança da hierarquia, mas o quinto troféu europeu e sétimo internacional do FC Porto, na final portuguesa de Dublin, frente ao Sporting de Braga (1-0), voltou a empatar a disputa.

A vitória na final da Taça de Portugal marcou uma viragem no futebol nacional e o início da próxima época poderá dilatar a liderança dos "dragões", que têm presença assegurada nas Supertaças portuguesa, novamente diante do Vitória de Guimarães, e europeia, frente a FC Barcelona ou Manchester United.

  COMENTÁRIOS