TSF

  • Menu
  • Em Directo
banca

BCP com prejuízo de 1219 milhões de euros em 2012

Em conferência de imprensa, o presidente do BCP explicou que a operação na Grécia, cuja venda está a ser negociada, teve um contributo negativo de 694 milhões de euros.

PUB

O BCP registou um agravamento do prejuízo para 1219 milhões de euros, que compara com os 848 milhões de euros do ano anterior.

Este valor, um dos piores dos últimos anos, é justificado pelas imparidades para perdas estimadas e resultados associados à operação na Grécia.

«Entendo que hoje estamos em melhor posição do que há um ano atrás quando foram apresentados os resultados de 2011, com liquidez reforçada e com capital acima do exigido», afirmou hoje o presidente do banco.

Em conferência de imprensa, Nuno Amado lembrou que «em menos de um ano, reforçámos de forma muito relevante a posição financeira do banco e recordo o aumento de capital que teve lugar em condições particularmente difíceis».

«Em menos de um ano, implementámos medidas para a melhoria de processos de controlo, gestão e recuperação de riscos da carteira de crédito, que é essencial para o banco», adiantou.

A operação na Grécia, cuja venda está a ser negociada, teve um contributo negativo para os resultados no valor de 694 milhões de euros, depois dos mais de 550 milhões de prejuízos em 2011.

Questionado sobre o timing para a conclusão do processo, o presidente do BCP disse apenas que «neste momento, há em termos formais, na Grécia, uma data limite para a recapitalização dos bancos, que é 30 de abril».

  COMENTÁRIOS