Economia

BES: Fundo de Resolução vai pagar juro de 2,95% por empréstimo do Estado - Governo

O Estado vai receber juros de 2,95% sobre o empréstimo de 4,4 mil milhões de euros ao Fundo de Resolução para capitalizar o Novo Banco, taxa que aumenta a cada trimestre, indicou a ministra das Finanças.

O Estado vai receber juros de 2,95% sobre o empréstimo de 4,4 mil milhões de euros ao Fundo de Resolução para capitalizar o Novo Banco, taxa que aumenta a cada trimestre, informou hoje a ministra das Finanças.

Em entrevista à SIC, a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, explicou que este juro corresponde ao custo que o Estado paga atualmente pelos 6,4 mil milhões que sobram do dinheiro da 'troika' reservado ao setor bancário (2,8%) a que se somam 15 pontos percentuais para custos administrativos.

«A taxa de juro corresponde ao custo de financiamento do montante que temos reservado para a estabilidade financeira, a chamada linha da 'troika'. Neste momento, o custo daqueles 6,4 mil milhões é de 2,8% e sobre esta taxa incidirá um 'spread' de 15 pontos base, que é para a remuneração dos custos administrativos», afirmou.

De acordo com a governante, o custo deste empréstimo vai aumentar a cada três meses em cinco pontos base, argumentando Maria Luís Albuquerque que se trata de «um estímulo para que o reembolso seja mais rápido».

Notícias Relacionadas

  COMENTÁRIOS