Economia

Centeno destaca papel do investimento no crescimento da economia portuguesa

O ministro das Finanças acredita que os dados divulgados pelo INE sobre o crescimento do PIB no segundo trimestre são um bom prenúncio para o futuro.

Mário Centeno congratulou-se com o crescimento de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano em termos homólogos, acrescentando que indicia uma boa perspetiva de crescimento futuro. "Os dados provam que o crescimento está associado a uma aceleração do investimento, o que confere um sinal positivo sobre a sustentabilidade e equilíbrio do crescimento da economia portuguesa".

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta segunda-feira, "renovam o ritmo" do crescimento da economia, com o PIB no "nível máximo da última década", afirmou o governante em declarações aos jornalistas, no Ministério das Finanças, em Lisboa.

"A nossa economia cresce pelo 15.º trimestre consecutivo", disse Mário Centeno, destacando que este crescimento foi "acima do crescimento da União Europeia".

O INE anunciou que a economia portuguesa voltou a crescer 2,8% no segundo trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano passado e, comparando com o trimestre anterior, cresceu 0,2%.

A economia portuguesa mantém assim, pelo segundo trimestre consecutivo, o desempenho trimestral homólogo mais positivo dos últimos 10 anos, que iguala o crescimento verificado no último trimestre de 2007, período em que a economia portuguesa cresceu também 2,8%.

O Governo espera um crescimento do PIB de 1,8% este ano.

  COMENTÁRIOS