Governo aumenta o imposto sobre as cervejas, as bebidas espirituosas e os vinhos licorosos. A medida está inscrita na versão da proposta de Orçamento do Estado para 2017, a que a TSF teve acesso.
Corpo do artigo
O imposto sobre a cerveja, as bebidas espirituosas e os vinhos licorosos é de novo aumentado no ano que vem. A subida é de 3% de acordo com a versão do Orçamento do Estado para 2017, com data de 13 de outubro, a que a TSF teve acesso.
As cervejas vão passar a pagar um imposto que começa nos 8,22 euros por hectolitro para os volumes de álcool mais baixos e que vai até aos 28,90 euros por hectolitro no caso dos volumes de álcool mais elevados. Com a entrada em vigor do Orçamento do Estado de 2016, o imposto aplicado às cervejas começava nos 7,98 euros e ia até aos 28,06 euros por hectolitro, o que significa que, no próximo ano, o imposto aumenta 3%.
No caso das bebidas espirituosas, nas quais se inclui gin e vodka, por exemplo, a taxa de imposto aplicável também vai sofrer um aumento, mas de 3%, passando dos 1.327,94 euros por hectolitro atualmente em vigor para os 1.367,78 euros por hectolitro em 2017.
Também a taxa de imposto aplicável aos produtos intermédios, ou seja, os vinhos licorosos, aumenta para 75,05 euros por hectolitro.