
Sérgio Freitas/Global Imagens
A sul do país, do outro lado da fronteira em Ayamonte, na última semana aumentou o número de clientes. Depois do aumento do preço dos combustíveis em Portugal, portugueses garantem que a viagem a Espanha compensa.
Xavier tem notado um aumento de clientes nesta última semana. "Há bastante mais gente e a maioria são portugueses", constata este revendedor de combustível numa bomba de gasolina de Ayamonte.
É o caso de José Cruz. Mora em Lisboa mas sempre que vem a Ayamonte abastece o carro. ESte lisboeta afirma que "Compensa porque vou fazer uma grande viagem e é muita quantidade de combustível e o desconto é grande."
Os portugueses que moram perto da fronteira aproveitam também para ir ao supermercado em Espanha, onde muitos produtos são mais baratos. Eduardo foi às compras de mercearia e à farmácia e, de caminho, decidiu encher o depósito do automóvel. "Moro em Lisboa, mas sou de Vila Real de Santo António, e cada vez que aqui venho, desloco-me a Espanha", diz. Eduardo explica que "em tempos, já aqui vim abastecer o carro com o gasóleo mais barato 14 cêntimos por litro. Agora ponho gasóleo aditivado, por isso o desconto não é muito grande, mas sempre são 3 cêntimos por litro", esclarece.
Neste caso a diferença é mais pequena, mas Xavier, o revendedor espanhol, sabe que o aumento dos combustíveis em Portugal só o tem beneficiado. "Este é gasóleo aditivado e está a 92,04 cêntimos. Se for gasóleo simples a diferença com o combustível em Portugal pode ser de menos 8 ou 9 cêntimos/ litro ", afiança. Por isso, a corrida à gasolina e gasóleo ao outro lado da fronteira acentua-se e nota-se mais aos fins de semana. Quem ali mora perto não tem dúvidas: abastecer o carro só mesmo em Espanha.