Medida prevê gasóleo com preço próximo ao de Espanha, para os camiões, em quatro fronteiras.
Corpo do artigo
Foi anunciado pelo Governo para 1 de julho mas, afinal, o novo gasóleo profissional só entra em vigor, de forma experimental, na melhor das hipóteses, em agosto. A confirmação foi dada pelo executivo às associações do sector numa reunião no início da semana.
Sandra Ramalho, da Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP), explica que não ficaram surpreendidos com este atraso: a proposta do Governo só entrou no Parlamento no início de junho, pelo que até agora só foi votada na generalidade.
Estes descontos para os transportes de mercadorias estão previstos, numa primeira fase piloto, para quatro localidades de fronteira por onde passam muitos pesados: Quintanilha (Bragança), Vilar Formoso (Almeida), Caia (Elvas) e Vila Verde de Ficalho (Serpa).
O objetivo é baixar o imposto pago pelo transporte até ao nível cobrado do lado espanhol. Segundo explicou o governo no início de junho, a descida ronda os 12 cêntimos por litro.
Com esta lei, a receita do Estado deve descer 150 milhões de euros por ano, mas o executivo espera recuperar mais de metade desta receita com a captação de consumos que hoje são feitos em Espanha.