TSF

  • Menu
  • Em Directo
economia

Dívida pública nos 60 por cento do PIB só em 2040, diz Governo

O secretário de Estado do Orçamento acredita que Portugal poderá ultrapassar o seu problema da dívida, tal como fizeram os países nórdicos, que tinham défices excessivos nos anos 90.

PUB

O Governo prevê que só daqui em 2040 é que Portugal vai limitar a dívida pública a 60 por cento do PIB, indicou o secretário de Estado do Orçamento.

Na Comissão Parlamentar de Finanças, Luís Morais Sarmento reconheceu que as «simulações que temos apontam para que mais ou menos por volta de 2040 cheguemos a um valor de 60 por cento do PIB».

«Temos aqui um período muito grande de 25 anos de redução de dívida», acrescentou este governante, que lembrou que «já outros países passaram por este processo».

Luís Morais Sarmento recordou os «défices excessivos muito elevados» de vários países nórdicos no início dos anos 90, acompanhados de «valores de dívida muito elevados».

«Alteraram as suas estruturas e os seus orçamentos e durante anos conseguiram ter superavits bastante significativos para reduzir a dívida», sublinhou.

Por esta razão, este secretário de Estado entende que «não haja aqui uma impossibilidade e uma fatalidade de Portugal não conseguir realizar esta redução da dívida».

  COMENTÁRIOS