TSF

  • Menu
  • Em Directo
espanha

Fitch coloca seis países da Zona Euro em vigilância negativa

A Fitch colocou, esta sexta-feira, em vigilância negativa específica seis países da Zona Euro, entre eles Espanha, Bélgica, Itália e Irlanda, que poderão sofrer um corte na notação financeira até final de Janeiro.

PUB

Espanha Itália, Bélgica, Eslovénia, Chipre e Irlanda são os seis países que vão ficar debaixo de olho, em risco de até ao fim de Janeiro ver cair a notação das respectivas dívidas soberanas, avisou a agência de notação financeira esta sexta-feira.

A Fitch justificou esta posição dizendo que pouco adiantou a cimeira da União Europeia da semana passada, porque de lá não saiu uma solução global e que esse cenário não deve ser alcançado nem técnica nem politicamente.

A crise da Zona Euro é de natureza sistémica, escreve a Fitch, em comunicado, assumido assim o perigo de afectar a estabilidade económica e financeira de toda a Europa.

Apesar de louvar os esforços garantidos na cimeira pelos países europeus, a agência de notação financeira defendeu que é preciso ir mais longe, sugerindo mesmo ao Banco Central Europeu (BCE) que assuma um papel mais activo, avançando garantias que permitam atenuar o risco de uma crise de liquidez que pode afectar Estados potencialmente vulneráveis.

A este pacote de seis países a quem a Fitch dá pouca margem junta-se a França.O rating máximo de triplo A mantém-se, avançou a agência. Contudo, apesar de não estar iminente, o risco de descida da notação francesa pode acontecer nos próximos dois anos.

  COMENTÁRIOS

Em Directo

Registe-se e receba diariamente a nossa Newsletter