São mais seis quilómetros de linha que vão servir mais 30 mil pessoas por dia. O anúncio vai ser feito esta terça-feira, pelo ministro do ambiente.
Corpo do artigo
Vai nascer uma nova linha no Metro do Porto, a Linha Rosa. São mais 2,7 kms que vão ligar São Bento à Casa da Música. Das novidades faz também parte o prolongamento da Linha Amarela entre Santo Ovídio e Vila D'Este.
O conselho de administração da Metro do Porto anuncia esta terça-feira as novas linhas a construir na Área Metropolitana do Porto (AMP) entre 2018 e 2021, no âmbito da expansão da rede.
O administrador não executivo da Metro do Porto em representação da AMP, Marco Martins, também presidente da Câmara de Gondomar, adiantou à Lusa que a empresa decidirá pela construção das linhas do Porto e Gaia, por serem "as mais rentáveis, de acordo com os estudos" que a Metro encomendou.
A possibilidade de a expansão da rede do Metro do Porto avançar surgiu em abril do ano passado, quando o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, garantiu 400 milhões de euros de investimento para a ampliação deste meio de transporte público em Lisboa e no Porto.
Desde então, vários projetos de linhas foram reanalisados pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto a pedido da Metro, que pretendeu otimizar custos face aos definidos em estudos existentes desde 2011.
Os 280 milhões de euros disponíveis para a expansão do Metro permitirão, assim, construir a linha de Gaia até Vila D'Este e uma ligação entre a Casa da Música e a estação de São Bento, no Porto.