TSF

  • Menu
  • Ouvir Emissão
impostos

ONU: Reduzir impostos às empresas é «a coisa mais estúpida»

A austeridade é «um desastre». A conclusão é das Nações Unidas que se mostra contra o agravamento fiscal para as famílias e diz que reduzir impostos às empresas «é estúpido».

PUB

Heiner Flassbeck considera que a redução dos impostos às empresas é «a coisa mais estúpida». O diretor da divisão de estratégias de desenvolvimento da Agência das Nações Unidas para o Comércio defende que os negócios não são determinados pelos impostos, mas sim pela procura.

Para Flassbeck em tempo de crise é às famílias que deve ser retirado o peso dos impostos para reduzir as desigualdades e estimular o consumo.

Numa conferência de imprensa em Genebra, na qual apresentou o relatório anual sobre o Comércio e Desenvolvimento, o responsável da Agência das Nações Unidas considerou ainda que a «austeridade é um desastre» e defendeu a necessidade dos governos gastarem dinheiro em políticas ativas para melhorarem o mercado de trabalho e reduzirem as desigualdades.

Se isso não for feito, diz Flassbeck, a economia entrará em colapso. No relatório, a Agência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento conclui que o caminho da austeridade é claramente um caminho errado até porque não conseguiu em 2012 (ano a que respeita o estudo) gerar crescimento económico.

  COMENTÁRIOS

Ouvir Emissão