Economia

Pedir fatura do passe com NIF em Lisboa continua a demorar dois dias

Problema devia ter sido resolvido até ao fim de junho. Solução está em testes.

Mais de meio ano depois, os utentes dos transportes públicos de Lisboa que precisam de uma fatura com número de contribuinte, indispensável para descontar o valor no IRS, continuam a ter de pedi-la através da internet.

O sistema alternativo, que permita dar a fatura com NIF logo no momento da compra, devia estar a funcionar até ao final de junho, mas fonte oficial do Metropolitano de Lisboa adianta à TSF que a empresa ainda "está a efetuar testes no software de faturação certificada que permitirá a emissão de fatura no momento da venda", esperando-se que os testes "terminem com a maior brevidade possível".

A empresa garante, contudo, que "cumpre e sempre cumpriu com todos os requisitos legais de faturação de serviços de transporte."

Recorde-se que o problema tinha sido denunciado no início de janeiro. A única forma de pedir fatura com NIF era ir ao Portal Viva dois dias depois da compra física nas bilheteiras. Uma informação que continua no mesmo site, estando o pedido de fatura "disponível durante os 5 dias úteis seguintes".

Um problema que afeta quem quer ter o número de contribuinte nos passes da Carris e do Metro, obrigando o cliente a ir ao site e seguir sete passos para ter uma fatura com NIF.

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