Economia

Pires de Lima: Está em curso um «milagre económico» em Portugal

O ministro da Economia garantiu hoje, nas jornadas parlamentares conjuntas do PSD e do CDS-PP, que este «milagre económico» está a ser realizado pelas empresas.

António Pires de Lima considera que é por causa das empresas que existem nesta altura sinais económicos positivos.

«O Governo fez a sua parte mas o principal mérito deste, se quiserem, milagre económico que tem a sua tradução na evolução das exportações portuguesas, é das empresas. Elas são as verdadeiras campeãs», declarou o ministro nas jornadas parlamentares conjuntas do PSD e do CDS-PP, na Assembleia da República.

Pires de Lima deixou também críticas à oposição, afirmando que «é triste que não saiba reconhecer o mérito destes sinais, porque verdadeiramente seria reconhecer o mérito das empresas, dos empresários, dos gestores, dos trabalhadores, que estão a fazer um esforço admirável para que a economia portuguesa retome».

O ministro da Economia confirmou ainda as declarações feitas ontem por Paulo Portas sobre as expectativas económicas positivas, afirmando que «os agentes económicos estão a dar notas de um sentimento crescente de confiança desde dezembro de 2012. Não são dados do Governo, são dados do INE e do Eurostat. Também a confiança dos consumidores tem vindo progressivamente a melhorar, atingindo até em setembro de 2013 o melhor nível de sempre desde novembro de 2010».

Pires de Lima acrescentou que a todos estes fatores se junta «uma redução sobre um nível de desemprego que é alto, é muito alto, mas que iniciou um processo de inversão».

O ministro apelou também à humildade tanto do Governo como da oposição para que haja um entendimento e compromisso parlamentar ao nível da Reforma do IRC.

  COMENTÁRIOS