
Paulo Spranger / Global Imagens
Portugal assina em setembro acordos de cooperação internacional para o mar. anuncia ministra Ana Paula Vitorino
Portugal vai assinar, em setembro, acordos de cooperação com outros países lusófonos, do Mediterrâneo e do Atlântico Norte para programas de investigação aplicada e limpeza do mar e de sustentabilidade da pesca, indicou hoje a ministra do Mar.
Os acordos serão assinados no "Oceans Meeting", encontro sobre os oceanos que este ano decorre em 07 e 08 de setembro em Lisboa, sob o lema da saúde dos oceanos e a saúde humana.
Justificando os "compromissos bilaterais" com países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, do Mediterrâneo e do Atlântico Norte, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, assinalou que "o mar e o oceano não têm fronteiras".
TSF\audio\2017\08\noticias\22\apv1
No encontro, no qual são esperadas delegações de 44 países, incluindo 36 ministros, será assinada uma declaração conjunta com um "compromisso global" para a investigação, preservação e a sustentabilidade dos oceanos.
"Portugal quer mobilizar a comunidade internacional para a necessidade de preservar os oceanos. [O encontro] é muito centrado na preservação e na obrigação que a comunidade tem de preservar o oceano", afirmou a ministra, a propósito da temática do "Oceans Meeting".
Ana Paula Vitorino lembrou que Portugal assumiu, em junho, na Conferência dos Oceanos da ONU, o compromisso adicional de duplicar, até 2020, a área de zonas marinhas protegidas e de desenvolver vários programas de limpeza do Oceano Atlântico.
O "Oceans Meeting 2017", que se realizará no Centro Champalimaud, inclui uma cimeira ministerial, uma conferência internacional com investigadores e sessões de contacto empresarial sobre preservação e sustentabilidade dos oceanos.