Economia

Situação na Zona Euro pode começar a «estabilizar», diz Standard and Poor's

A agência de notação financeira Standard and Poor's considerou que a crise de dívida europeia pode começar a «estabilizar», graças ao acordo concluído no final de junho pelos líderes da Zona Euro.

«Estes acordos podem começar a estabilizar a Zona Euro e a pôr fim à perda de solvabilidade dos Estados», afirmou a agência em comunicado, acrescentando, no entanto, que não prevê reavaliar o "rating" dos países da Europa «no imediato».

Reunidos a 29 de junho, em Bruxelas, os dirigentes da Zona Euro chegaram a um acordo que prevê um reforço dos dois fundos de resgate europeus, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) e o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), para ajudar os países em dificuldades.

«Consideramos que o alargamento da resposta política [à crise] é um passo no bom caminho», escreve a Standard and Poor's, sublinhando, no entanto, os «riscos significativos» que se colocam ainda à aplicação prática destas medidas.

«Não nos parece certo que os dirigentes tenham condições para construir alguma coisa com esses acordos», alerta a agência de notação financeira, salvaguardando que vai comentar a situação da Zona Euro na quinta-feira.

  COMENTÁRIOS