
FILE A Volkswagen logo is hoisted to the top of the TV tower of Hanover northern Germany in this May 10 2000 file photo. Europe's biggest automaker Volkswagen reported on Wednesday Oct. 30 2002 that net profit dropped by 51 percent in the third quarter even as sales recovered citing less favorable exchange rates and other factors. (AP Photo/Fabian Bimmer)
Os trabalhadores da Autoeuropa dizem estar "tranquilos". A notícia foi avançada, esta sexta-feira, por um jornal alemão.
O jornal Handelsblatt que diz que a maior parte dos cortes, dois terços, vai acontecer em fábricas alemãs. O objetivo da Volkswagen é poupar quase quatro mil milhões de euros. O conselho de vigilância da Volkswagen reúne-se hoje para aprovar o plano de investimentos. A poupança afetará principalmente as fábricas no norte da Alemanha.
António Chora, coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoreuopa diz que a administração da empresa ainda não comunicou qualquer decisão aos funcionários e sugere que o assunto seja encarado com tranquilidade.
Sobre os 273 trabalhadores portugueses, quadros da Autoeuropa, que foram requisitados por uma fábrica na Alemanha, António Chora diz não devem ter receio do que vier a acontecer.
A Volkswagen admitiu, no último ano, que tinha equipado milhões de carros, movidos a gasóleo, vendidos em todo o mundo, com aparelhos que reduziam o óxido de nitrogénio durante os testes das emissões poluentes, mas que depois, em condições habituais de condução, permitiam que as emissões superassem em mais de 40 vezes os limites autorizados.