Londres

Inglês com nome português quer fazer parte do parlamento

Entre os que querem conquistar um lugar no parlamento britânico há, desta vez, um nome português. Eduardo Gonçalves, tem 47 anos, é filho de pais portugueses, mas nasceu em Londres.

O luso descendente é candidato pelos Liberais Democratas no círculo de Rugby, a 140 quilómetros da capital do Reino unido. Diz que além do sentido de dever cívico, inspirado no exemplo do filho de nove anos, sentiu, que tinha de fazer alguma coisa em reação aos que mais ferozmente atacam os imigrantes.

O desafio para uma carreira politica foi-lhe feito ainda nos tempos de faculdade. Eduardo Gonçalves ficou tentado, mas optou por fazer o seu percurso profissional numa ONG ligada ao ambiente. Agora, com uma sombra que o inquieta, diz que não podia adiar por mais tempo.

"Tem vindo a crescer um novo partido da extrema-direita que tem uma agenda contra a imigração e que tem provocado muita preocupação em todas as comunidades imigrantes".

Para além disso, houve o exemplo dado pelo filho, que aos nove anos teve de ser sujeito ao transplante de um rim. Enquanto esteve no hospital, o miúdo conheceu outras crianças que desesperavam pela sua vez e decidiu lançar uma campanha nacional pedindo a inscrição de dadores. Eduardo diz que isso o fez ver ao espelho e sair da comodidade.

"Os adultos também têm de aprender e assumirem as suas responsabilidades. A democracia tem os seus direitos e os seus deveres".

Um dever que leva-o de volta ao primeiro desígnio, que é "combater a propaganda vergonhosa que é feita à volta dos imigrantes e da imigração".

Eduardo Gonçalves sabe que há uma parte dessa luta que passa pela atitude da comunidade portuguesa, que tem de se integrar melhor no país. É preciso "quebrar a divisão que existe entre nós e eles. Esta ideia, que há, de os ingleses e os imigrantes e que tem vindo a contaminar a cultura britânica".

Nos panfletos que distribuiu ao longo da campanha, este lusodescendente apresenta-se apenas como Ed. Mais curto o nome, porque, diz, tem um nome muito comprido.

Eduardo Gonçalves diz ter consciência que dificilmente será eleito como o representante de Rugby na casa dos comuns. Mas... desta vez, não podia dizer novamente não à politica.

  COMENTÁRIOS