O jornal espanhol El País revela o teor de uma mensagem encontrada no telemóvel do tunisino que cometeu o ataque terrorista em França.
Corpo do artigo
"leva as armas... Leva-as em 5 (supõe-se serem 5 minutos) para C". O relógio marcava 22:27, quinze minutos antes do atentado de Nice. O autor do ataque, Mohamed Lahouaiej Bouhlel enviou o SMS para um interlocutor. A informação é avançada pelo jornal espanhol El País, que cita fontes da investigação. O destinatário da mensagem já foi reconhecido, adiantaram as mesmas fontes. Foi identificado como Choukri, era amigo do terrorista e está detido desde a manhã de sábado.
O El País acrescenta que a mensagem foi enviada a partir do telemóvel de Lahouaiej Bouhlel, que a polícia encontrou na cabine do camião depois de o terrorista ter sido abatido a tiro. O destinatário fazia parte do núcleo de amigos mais próximo de Mohamed, com o qual o atacante cometia pequenos delitos.
Depois de analisar o telemóvel do terrorista e descobrir esta mensagem, uma célula de 50 homens da unidade especial antiterrorista foi mobilizada para a operação de detanção de Choukri e outros três amigos terroristas. Um dos detidos afirmou à polícia que Lahouaiej Bouhle se tinha radicalizado há apenas algumas semanas.
As fontes citadas pelo jornal espanhol adiantam também que, apesar de inicialmente os quatro detidos estarem sob suspeita de serem cúmplices de Lahouaiej Bouhleo no ataque em Nice, os investigadores acreditam agora que não se trata de uma célula jihadista, e não têm qualquer relação com atividades terroristas. O grupo, terá cometido alguns pequenos crimes, nos quais utilizaram armas de fogo, uma das quais, de calibre 7.65, foi encontrada no interior do camião que atropelou a multidão em Nice, conduzido por Mohamed Lahouaiej Bouhlel.