Internacional

Brexit: "começámos com o pé direito"

Os representante da União Europeia e do Reino Unido nas negociações do Brexit estiveram reunidos esta segunda-feira.

O negociador-chefe da União Europeia para o processo de retirada do Reino Unido, Michel Barrier classificou como "útil" o primeiro encontro com o secretário de estado David Davis, encarregue de gerir as negociações do lado britânico.

Davis acredita que o calendário traçado é "alcançável". Barnier afirma que se tratou de uma entrada com o "pé direito".

"Esta primeira sessão foi, na realidade, útil para começarmos com o pé direito, porque o relógio está a contar", considerou o francês a quem Jean-Claude Juncker entregou a tarefa de negociar com o Reino Unido. Por sua vez, o negociador britânico garantiu que a vontade que "ambos" é "alcançar o melhor resultado e a parceria mais forte possível".

Michel Barnier parte para as negociações com a prioridade de "retirar a incerteza provocada pelo Brexit [e] assegurarmo-nos que a retirada do Reino Unido acontece de uma maneira ordenada".

"Criámos as bases para as negociações futuras com um calendário ambicioso mas eminentemente alcançável", afirmou David Davis, revelando que o encontro de hoje não foi além das questões de logística, permitindo "concordar com as datas, com a organização e com as prioridades para a negociação", como esclareceu Barrier.

  COMENTÁRIOS