Os líderes europeus suspenderam a cimeira durante as discussões sobre a Turquia. Ainda não há decisões substanciais sobre um acordo para apresentar ao primeiro-ministro turco.
Corpo do artigo
Estava previsto que o resultado das discussões fosse apresentado e discutido esta sexta-feira de manhã com o primeiro-ministro turco num pequeno-almoço de trabalho com os 28 chefes de Estado e de Governo. Mas esse pequeno-almoço foi cancelado. O Presidente do Conselho Europeu volta esta manhã à mesa de negociações, mandatado pelos 28 para apresentar um conjunto de propostas ao primeiro-ministro turco, sobre as quais também não há consenso na Europa.
Espera-se que seja possível alcançar um acordo, mas o Presidente francês não tem certeza que todos fiquem satisfeitos. "Não posso garantir-vos que seja um acordo feliz, como é desejável para os refugiados, para a Europa e para a Turquia", disse François Hollande, "vai depender da discussão e da negociação e depois do acordo dos 28 sobre o texto que for produzido, no debate com a Turquia. Penso que estamos no bom caminho mas ainda não chegámos lá".
No final do primeiro dia de cimeira, Hollande quis deixar claro que um eventual acordo com a Turquia ficará sempre aquém da solução do problema dos refugiados. "Mesmo que haja esse acordo e que haja medidas sobre a mesa, mesmo que seja devidamente posto em prática - o que supõem muitos meios do lado europeu para que a Grécia possa ser apoiada, para que o mecanismo possa avançar, para que os compromissos sejam respeitados - mesmo que haja isto tudo, se não acabarmos com a origem do movimento de pessoas e refugiados, continuaremos a ter movimento de populações".
A readmissão por parte da Turquia de todos os refugiados que escolherem vias clandestinas para chegar à Europa continua a levantar dúvidas do ponto de vista legal e, por isso, é uma medida controversa entre os líderes europeus, quer querem que o processo de retorno seja analisado caso a caso, de forma individual, e não no conjunto total de refugiados.
O Presidente do Conselho Europeu e o primeiro-ministro turco voltam a sentar-se à mesa esta sexta-feira de manhã. Uma reunião que conta também com o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. Depois, às 13:00 (hora de Bruxelas), é retomada a cimeira com os chefes de Estado e de Governo da União Europeia.