O ministro francês do Interior anunciou esta noite que as autoridades conseguiram evitar um novo atentado em Paris. Foi detido um francês que estava sob vigilância há meses.
Corpo do artigo
Em conferência de imprensa, Bernard Cazeneuve disse que a operação policial ainda está em curso.
Em Argenteuil, Val d'Oise, arredores de Paris, os agentes da polícia evacuaram "um edifício e uma equipa da brigada anti-explosivos está no local para garantir segurança aos agentes da polícia que irão em segunda realizar uma busca num apartamento".
Bernard Cazeneuve conta que esta manhã houve uma detenção e explica que o "indivíduo preso, de nacionalidade francesa" é suspeito de estar envolvido ao mais alto nível num plano para um ataque terrorista em França.
[twitter:713119767440261120]
O ministro destacou que o planeamento para esta nova ação terrorista já estaria em estado avançado. É essa detenção que está na origem da operação de buscas no apartamento de Argenteuil.
O responsável acrescentou que para já não há indicações de que haja uma ligação entre esta tentativa e os atentados de Paris e de Bruxelas.
Cazeneuve destacou ainda que "desde o início de 2016" já foram detidas "75 pessoas ligadas a actividades terroristas". As detenções resultaram em 37 acusações e 28 prisões.