Internacional

França: Os cenários que se põem caso Le Pen passe à segunda volta das eleições

Ferreira Fernandes, jornalista do Diário de Notícias, analisa e comenta na TSF o andamento das eleições presidenciais francesas. A primeira volta está marcada para domingo.

Ferreira Fernandes diz que no caso de Marine Le Pen passar a uma segunda ronda com o republicano de centro direita François Fillon, é seguro que a esquerda votará nele e impedirá a líder da frente nacional de chegar ao Eliseu. Mas que já não será certo que isso aconteça se na segunda volta for Jean-luc Mélenchon, o candidato mais à esquerda que pode aspirar, na segunda volta a fazer companhia a Le Pen.

Ferreira Fernandes considera que há o risco de a direita menos extremada optar antes por escolher a candidata nacionalista. Se isso acontecer, diz o jornalista do Diário de Notícias, será porque o partido republicano e o socialista cometeram o erro de escolherem candidatos com maior capacidade de fazerem pontes com o eleitorado que sendo do centro, naturalmente vota no outro partido.

Ferreira Fernandes é o enviado do Diário de Notícias às eleições francesas. A primeira volta das eleições presidenciais francesas realiza-se no domingo.

  COMENTÁRIOS