Venezuela

Hugo Chávez está a «batalhar pela sua saúde», diz ministro

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela garante que Hugo Chávez continua a governar o país, mesmo estando internado a «batalhar pela vida».

O ministro venezuelano dos Negócios Estrangeiros, Nicolás Maduro, revelou que o presidente, Hugo Chávez, está a «batalhar pela sua saúde» em Cuba, onde foi operado de urgência a um «abcesso pélvico», motivando especulações sobre o seu estado.

«A batalha que o presidente [Hugo] Chávez está a fazer pela sua saúde tem que ser uma batalha de todos, a batalha pela vida, pelo futuro imediato da nossa pátria. Isto é o que podemos transmitir aos nossos compatriotas», disse.

O ministro venezuelano falava, na noite de sexta-feira, aos jornalistas, que o questionaram sobre a recuperação do presidente, que era esperado na Venezuela para as celebrações de mais um aniversário da batalha de Carabobo, a 24 de Junho de 1821.

«Temos recebido cartas de presidentes e de primeiros-ministros de todo o continente, do mundo inteiro, da Europa, Ásia. De um mundo pendente e acompanhando o presidente Chávez nesta jornada, que é uma batalha para o restabelecimento definitivo da sua saúde», afirmou.

A partir de Cuba, o presidente venezuelano enviou uma mensagem via Twitter para assinalar a data: «Hoje é o dia do meu exército e o sol amanheceu brilhante, vá um gigantesco abraço aos meus soldados e ao meu povo amado», afirmou.

  COMENTÁRIOS