
IRINN via Reuters / Reuters
A televisão estatal iraniana mostrou imagens do momento em que militares do Irão sobem a bordo dos navios americanos e procedem às detenções. No mesmo segmento é mostrado um vídeo em que um marinheiro norte-americano pede "desculpa" ao Irão.
Os dez marinheiros norte-americanos, detidos na terça-feira depois de terem entrado em águas territoriais iranianas, "foram libertados", anunciaram esta manhã os Guardas da Revolução num comunicado lido na televisão estatal.
"Na sequência de uma investigação, concluiu-se que a entrada em águas territoriais do país não tinha sido intencional. Após terem apresentado desculpas, foram libertados em águas internacionais", indicaram.
Agora foram mostradas as imagens desse pedido de desculpas, bem como da operação de abordagem à embarcação dos Estados Unidos.
[youtube:0Hq2UwZaW2M]
Os dois navios de guerra e os dez marinheiros, nove homens e uma mulher, foram intercetados na terça-feira, quando entraram em águas territoriais iranianas, de acordo com Teerão. Foram levados para a ilha Farsi, na parte norte do Golfo Pérsico, onde está uma das bases dos Guardas da Revolução.