TSF

  • Menu
  • Em Directo
internacional

Iraque: Dia de hoje declarado feriado nacional para assinalar retirada das tropas EUA

O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki, declarou a data de hoje feriado nacional para comemorar a retirada das tropas norte-americanas do país.

PUB

«O dia de hoje é uma festa para todos os iraquianos, é o amanhecer de um novo dia sobre o país da Mesopotâmia que todos ajudaram a que se cumprisse», disse o chefe de governo numa cerimónia para assinalar a saída das tropas dos EUA.

No seu discurso, Al Maliki instou o povo a preservar a unidade, a soberania e a independência do Iraque na nova etapa que começa.

Entre os desafios para o futuro, o primeiro-ministro referiu o renascimento das instituições e dos diferentes sectores, entre os quais o político, o económico o cultural e o social, melhorias que permitirão cumprir «as aspirações do povo, que sofreu muitas privações, injustiças e perseguições».

Al Maliki recordou ainda que o país se libertou para sempre da «ditadura de um só partido, grupo étnico, seita e de um líder único», referindo-se a Saddam Hussein, de confissão sunita e que reprimiu a maioria xiita.

Sublinhou que o Iraque pertence a todos os que acreditam no processo político, na democracia e no multipartidarismo.

A 18 de Dezembro, os EUA consideraram concluída a retirada das suas tropas no Iraque, em cumprimento de um acordo assinado entre Washington e Bagdad em 2008, que estipulava o final de Dezembro de 2011 o prazo limite para a saída das tropas.

Após a retirada deu-se uma escalada da violência no Iraque.

  COMENTÁRIOS