TSF

  • Menu
  • Em Directo
hugo chavez

Manuel Pinho recorda o «amigo de Portugal»

Manuel Pinho recorda Hugo Chávez como um «excepcional amigo de Portugal, numa altura difícil para o nosso país e para a nossa economia».

PUB

O ex-ministro da Economia e da Inovação, no primeiro Governo liderado por José Sócrates, foi um dos responsáveis pelo programa dos computadores "Magalhães", adotado pelo governo venezuelano.

«Ele dava uma grande importância a permitir que os jovens e as classe mais desfavorecidadas tivessem acesso às tecnologias de informação e portanto fez uma grande aposta no computador Magalhães (rebatizado Canaima na Venezuela)», afirma o antigo governante para quem o negócio que envolveu os computadores não foi o mais importante entre os dois países.

Manuel Pinho sublinha que «houve muitos negócios para grandes empresas mas também para PME's». O antigo governante fez várias viagens a Caracas, «mais de meia dúzia», lembra.

«Recordo o seu feitio muito caloroso. Para mim é uma honra, um simples ministro, ter tido a oportunidade de privar com o presidente da república de um país como a Venezuela», diz Manuel Pinho.

Para o antigo ministro, «nós temos toda a obrigação de prestar a homenagem aquele que foi um grande amigo de Portugal» lembrando que Chávez «empenhou-se pessoalmente no desenvolvimento das relações económicas entre os dois países e também numa aproximação à comunidade de portugueses emigrantes em Caracas».

  COMENTÁRIOS

Em Directo

Registe-se e receba diariamente a nossa Newsletter