Internet

O jogo que está a desafiar adolescentes para o suicídio no Brasil

Chama-se Baleia Azul e é um jogo virtual que desafia os participantes a realizarem várias tarefas, a última é o suicídio. Vários casos estão a ser investigados pelas autoridades brasileiras.

No Brasil, as duas palavras mais repetidas dos últimos dias são Baleia Azul. É o nome de um jogo virtual que está a causar uma onda de suicídios e de automutilações em adolescentes brasileiros - há registos, para já, de suicídios e automutilações, em oito dos 26 estados do país.

O jogo, controlado por administradores desconhecidos que abordam jovens pela Internet, sempre de madrugada, consiste na realização de 50 tarefas, cada uma mais dura e perigosa do que a anterior. Perto do fim, os jovens são desafiados a automutilaram-se. A 50ª e última tarefa costuma ser o suicídio.

Um casal de namorados, de 18 e 19 anos, matou-se num hotel de luxo em São Paulo no último fim de semana. A polícia está a investigar a relação com o Baleia Azul. Um rapaz de 17 anos, de Bauru, cidade no estado de São Paulo, deixou uma mensagem no Facebook a dizer "a culpa é da baleia" e tentou em seguida pular de um viaduto.

Na Paraíba, em Pernambuco, no Mato Grosso, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, no Paraná, e em Minas Gerais somam-se casos de automotivações, tentativas frustradas e outras fatais de suicídios.

Maria de Fátima, mãe de Gabriel, um jovem que se suicidou numa cidade de Minas Gerais, em declarações ao jornal O Estado de São Paulo, contou que o filho queria sair do jogo mas não podia porque os administradores o ameaçaram e à família. Ela aconselha todas as mães a prestarem atenção ao comportamento dos filhos para não passarem pelo que ela está a passar.

Especialistas dizem que os pais devem estar atentos a adolescentes com comportamentos depressivos e vestidos com muita roupa, para esconder eventuais cortes e mutilações, mas as recomendações são ainda incompletas porque pais, professores, autoridades, polícia não sabem ao certo com o que estão a lidar.

O Baleia Azul terá nascido no Vkontakte, o equivalente russo do Facebook que se tem espalhado pelo mundo. O nome é uma referência ao enorme mamífero que tem estranhos comportamentos suicidas.

Para além do Brasil, também em Inglaterra, França e na Roménia já foram lançadas campanhas de informação alertando para os perigos deste jogo.

  COMENTÁRIOS