Theresa May e Andrea Leadsom vão disputar a sucessão de David Cameron depois de Michael Gove ter sido preterido pelos colegas do partido na segunda ronda de votações.
Corpo do artigo
Os deputados do Partido Conservador britânico elegeram esta quinta-feira a ministra do Interior, Theresa May, e a secretária de Estado da Energia, Andrea Leadsom, como candidatas à sucessão do primeiro-ministro David Cameron.
May obteve o voto de 199 dos 329 deputados 'tories' e Leadsom 84, segundo fonte do partido. O terceiro candidato na corrida, o ministro da Justiça, Michael Gove, ficou em último lugar, com 46 votos, sendo automaticamente afastado da corrida.
O resultado desta votação significa que o Reino Unido vai ter, pela segunda vez na história, uma mulher na liderança do governo. Margaret Tatcher foi a primeira a ocupar o cargo, entre 1979 e 1990.
A escolha do próximo líder dos conservadores, e primeiro-ministro do Reino Unido, cabe agora aos militantes do partido, que votarão durante o verão. O nome da vencedora será anunciado a 09 de setembro.