TSF

  • Menu
  • Em Directo
hugo chavez

Portas lembra um homem que marcou América Latina

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que Hugo Chávez era «amigo de Portugal», sempre respeitou a comunidade portuguesa e marcou a história recente da América Latina.

PUB

«O Presidente Chavéz marcou indiscutivelmente a história recente da Venezuela e da América Latina. Durante os seus mandatos tivemos provas de amizade com Portugal que eu quero neste momento sublinhar», disse hoje Paulo Portas aos jornalistas.

«Por um lado, o Presidente Chávez sempre respeitou a comunidade portuguesa na Venezuela, que é muito significativa, por outro, do ponto de vista das relações económicas, elas atingiram um patamar elevado e novo», disse o chefe da diplomacia portuguesa.

«O Presidente Chavéz foi um amigo de Portugal e, por isso mesmo, eu já escrevi ao vice-presidente Nicolas Maduro e ao meu colega ministro dos Negócios Estrangeiros, expressando as condolências do Governo português», concluiu o ministro dos Negócios Estrangeiros que cumpre uma visita à Índia.

Estava prevista para março a realização em Caracas de uma visita da Comissão Mista de Acompanhamento Portugal/Venezuela.

O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, morreu na terça-feira em Caracas, às 16h25 locais (20h55 em Lisboa), quase três meses depois de ter sido operado pela quarta vez a um cancro, a 11 de dezembro de 2012, em Havana, e quase cinco meses depois de ter sido reeleito para o terceiro mandato, em 7 de outubro.

  COMENTÁRIOS

Em Directo

Registe-se e receba diariamente a nossa Newsletter