
Fábio Poço / Global Imagens
O ministro dos Negócios Estrangeiros avançou esta quinta-feira, à TSF, que Portugal está "técnica e operacionalmente preparado para desencadear algum apoio excecional e de emergência".
Ouvido pela TSF, o ministro Augusto Santos Silva revelou estar preocupado com o crescimento da violência nas ruas da Venezuela e as implicações que isso pode trazer para a comunidade portuguesa.
"Isto implica da nossa parte uma constante atenção ao evoluir da situação na Venezuela", sublinha o governante.
Para Augusto Santos Silva "a nossa preocupação é manter intactos os canais de comunicação com as autoridades venezuelanas".
TSF\audio\2017\05\noticias\04\santos_silva_venezuela
Houve nos últimos tempos um "reforço dos meios consulares ao dispor dos nossos" emigrantes luso- venezuelanos, confessa.
Por último, o ministro promete "estarmos técnica e operacionalmente preparados para, se for preciso, desencadear algum apoio excecional e de emergência".
Augusto Santos Silva revela que o governo tem "conhecimento de movimentos de saída, não de luso-venezuelanos da Venezuela para outros países da América latina, nomeadamente para o Brasil e para a Colômbia. Temos também conhecimento de movimentos de regresso de famílias venezuelanas para Portugal, designadamente para a Região Autónoma da Madeira".
TSF\audio\2017\05\noticias\04\santos_silva_4_venezuelanos