O partido de Beppe Grillo, de cariz populista, destronou, nas duas cidades os candidatos do centro esquerda, apoiados pelo PD, no governo.
Corpo do artigo
A candidata do Movimento 5 Estrelas, Chiara Appendino, será a nova presidente da câmara de Turim (noroeste de Itália) ao ganhar a segunda volta das eleições municipais ao presidente e membro histórico do Partido Democrata (PD), Piero Fassino.
O resultado de Turim é a grande surpresa destas eleições municipais, nas quais o M5S também arrecadou, ao PD, o município de Roma, com a sua candidata Virginia Raggi.
Chiara Appendino, que alcançou 54 por cento dos votos, contra os 45 por cento de Piero Fassino, recuperou mais de dez pontos percentuais que o membro do PD tinha de vantagem, segundo os resultados da primeira volta, no passado dia 05 de junho.
Em Roma, Virginia Raggi, a candidata populista do M5S, foi domingo eleita presidente da Câmara de Roma, a primeira mulher no cargo, infligindo uma derrota significativa ao PD, do chefe do governo, Matteo Renzi.
Os resultados parciais, após escrutinados 80 por cento dos votos, dão a esta advogada de 37 anos, 67 por cento dos votos.