Um homem suspeito de transportar um cinto de explosivos foi detido num centro comercial em Bruxelas. A polícia revistou o homem e diz, agora, que ele não transportava explosivos.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro belga afirmou hoje que "a situação está sob controlo" em Bruxelas, após uma reunião do conselho nacional de segurança, convocada de urgência devido a um falso alerta de bomba num centro comercial no centro da capital.
Charles Michel escusou-se a fazer mais comentários sobre a situação, remetendo explicações para o Ministério Público, acrescentando apenas que "os serviços de segurança permanecem extremamente vigilantes", tendo entretanto o perímetro de segurança em torno do centro comercial começado já a ser levantado, confirmou a polícia, que deteve o homem responsável pelo novo estado de alerta na capital belga.
O novo alerta em Bruxelas foi lançado após um particular ter telefonado para as autoridades e anunciado que tinha um cinto de explosivos.
O homem foi neutralizado e detido nas imediações do centro comercial City 2, tendo o cinto sido levado para análise pelo serviço de destruição de engenhos explosivos, que, segundo revelaram fontes policiais a órgãos de informação belgas, determinou que não se tratava de qualquer engenho explosivo, contendo apenas sal.
A porta-voz da polícia da zona de Bruxelas Capital-Ixelles já confirmou que o perímetro de segurança nas imediações do centro comercial foi sendo progressivamente levantado e a circulação automóvel na zona de novo autorizada, cerca das 09:45 em Bruxelas (nenos uma hora em Lisboa).
O centro comercial City2, em Bruxelas, chegou a ser evacuado e a zona selada pela polícia depois de um homem ter sido detido às 5:30 (hora local).
O Primeiro-Ministro chegou a ir ao local onde manteve uma reunião de crise.
745147341821272064