
REUTERS/William Philpott
Um jornal do Partido Comunista Chinês publicado esta terça-feira, escreve que Trump "não tem recursos suficientes para lidar de forma irresponsável com a China".
Um jornal do Partido Comunista Chinês (PCC) disse hoje que o Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, "pode fazer muito barulho", mas que isso "não o isenta das regras do relacionamento entre grandes potências".
"Ele não tem recursos suficientes para lidar de forma irresponsável com a China", defende o Global Times, jornal de língua inglesa do grupo do Diário do Povo, o órgão central do PCC. Em editorial, o jornal lembra que a China é a maior potência comercial e segunda maior economia mundial, e um poder nuclear, afirmando que, por isso, as palavras de Trump "não se podem converter em ações".
"Os comentários imprudentes de Trump sobre uma grande potência ilustram a sua falta de experiência em diplomacia. Talvez ele esteja a sobrestimar o poder dos EUA", aponta. Para o Global Times, os ataques de Donald Trump no Twitter "são apenas um disfarce para a sua real intenção, que é tratar a China como um cordeiro gordo, e cortar um pouco da sua carne".
Na sexta-feira, a Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, conversou por telefone com Trump, no primeiro contacto formal de alto nível entre os EUA e Taiwan, em quase 40 anos.