TSF

  • Menu
  • Em Directo
médio oriente

Regime de Bashar al-Assad é uma ameaça à paz global, diz Guterres

António Guterres diz que o regime de Bashar al-Assad é uma ameaça à paz global e à segurança no Médio Oriente e alerta que a crise síria se transformou na tragédia humanitária do século.

PUB

O primeiro milhão de refugiados sírios demorou dois anos, o segundo milhão apenas seis meses. As contas são do Alto Comissário da ONU para os Refugiados, que diz que esta é a maior tragédia humanitária deste século.

«Neste momento, temos um terço da população síria deslocada. Metade precisa de assistência humanitária. Os números são assustadores. Na verdade é uma tragédia com proporções nunca vistas neste século», disse Guterres à cadeia de televisão norte-americana CNN.

António Guterres teme que os países vizinhos cheguem a um ponto de não retorno se a situação humanitária não melhorar.

Sem querer comentar uma possível ação militar na Síria, o Alto Comissário da ONU para os Refugiados afirma que o regime de Bashar al-Assad tornou-se uma ameaça à paz e segurança mundiais, mas defende que a solução deve ser política e apela à união da comunidade internacional.

António Guterres apela à comunidade internacional para que apoie financeiramente o ACNUR, que este ano recebeu 50% dos fundos que precisava para ajudar os refugiados sírios. Neste momento, são mais de 2 milhões.

  COMENTÁRIOS