TSF



Governo    Futebol    secretas    Música    miguel relvas    Euro2012    Rock in Rio    Médio Oriente    Síria    crise    Cavaco Silva    Automobilismo    Europa    Outras modalidades    Política    Artes    Festivais    Selecção Nacional    Saúde    Cultura    violência    Bela Vista    Banco Alimentar    sied    solidariedade    Educação    Lisboa    PCP    PS    Bombeiros    ONU    emigração    Crime    Holanda    Fome    Austrália    Grécia    Macedónia    Ban Ki-moon    Parlamento    donativos    lazer   
Fazer scroll para a esquerda Fazer scroll para a direita
 

Patrocinado por:

Publicada

Zeca Afonso morreu há 25 anos

Tags:Música, Multimédia, Galeria, Vida, Zeca Afonso

Esta quinta-feira, passam 25 anos sobre a morte do cantor e compositor José Afonso, uma das maiores referências da música popular portuguesa e que se notabilizou por ter sido o autor da canção que foi a senha da Revolução do 25 de Abril, «Grândola, Vila Morena».

Falecido a 23 de Fevereiro de 1987, com 57 anos, Zeca Afonso, como também é conhecido, começou a sua carreira com a gravação de fados e baladas de Coimbra. Porém, viria a ser pela interpretação de canções, onde a mensagem era tão importante quanto a melodia, que ficaria a ser conhecido.

Ainda antes do 25 de Abril, gravou em Londres, Madrid e Paris, sempre tendo em atenção a realidade portuguesa, álbuns como «Traz Outro Amigo Também», «Cantigas do Maio», «Eu vou ser uma toupeira» e «Venham Mais Cinco».

Um mês antes da revolução, o cantor interpretou «Grândola, Vila Morena» no Coliseu de Lisboa, ao lado de Adriano Correia de Oliveira, Fernando Tordo e Manuel Freire.

Em 1983, já numa fase avançada da sua doença, regressou ao Coliseu de Lisboa para o seu último espectáculo. As homenagens multiplicaram-se e é condecorado com a Ordem da Liberdade.

Dois anos depois, Zeca Afonso edita o seu último disco, "Galinhas do Mato", no qual, devido ao estado da doença, não consegue interpretar todas as músicas previstas.

Actualmente, muitas das músicas de Zeca Afonso continuam a ser gravadas por diversos artistas portugueses e estrangeiros. O seu trabalho continua a ser reconhecido e apreciado. Eternizado.

Um trabalho de Sara Edite Mendes

 

Mais galerias

1
2 3 4 5 6 7 8 9 10 

Vídeos


Fotos


Infografias


Pesquisa por Multimédia

Encontre aqui os conteúdos que procura

Pesquisar


Pub 



Patrocínio

Inquérito

 

Na sua opinião, os sobreviventes de cancro têm os apoios necessários para um regresso à vida do dia-a-dia?

Sim
Não
Desconheço o assunto para poder avaliar a questão
Sem opinião
Outros Inquéritos
VotarVer Resultados

 


Futebol

Liga Zon Sagres
Futebol em directo
Resultados
Próx. Jornada
Classificação
1 - FC Porto (75)
2 - Benfica (69)
3 - Sp. Braga (62)
4 - Sporting (59)
5 - Marítimo (50)
6 - V. Guimarães (45)
7 - Nacional (44)
8 - Olhanense (39)
9 - Gil Vicente (34)
10 - Paços Ferreira (31)
11 - V. Setúbal (30)
12 - Beira Mar (29)
13 - Académica (29)
14 - Rio Ave (28)
15 - Feirense (24)
16 - U. Leiria (19)
ver mais


Blogues TSF

 

 

Tempo em Lisboa

 

Dados fornecidos pelo Weather Channel
Hoje
14º | 23º
Amanhã
14º | 25º
Terça
14º | 24º
ver mais

 


 
Controlinveste Media SGPS, S.A. Todos os direitos reservados
Termos de Uso e Política de Privacidade |  Ficha Técnica |  Contactos |  Webmaster This website is ACAP-enabled