No fundo do mar, ao largo de Cancun, México, encontram-se expostas mais de 500 esculturas. Parte dessas obras pertencem a Jason deCaires Taylor, um escultor multifacetado que decidiu divulgar a sua arte sob as águas dos oceanos. Para ver este trabalho mais de perto... terá de mergulhar.
Corpo do artigo
Através de uma combinação singular de capacidades, Jason deCaires Taylor tem dedicado boa parte da sua vida profissional a criar esculturas para o fundo do mar.
São obras feitas com um cimento especial que permite o crescimento de recifes de corais ao seu redor. Com o passar do tempo, estas esculturas atraem corais, algas e peixes, evoluindo de uma natureza morta para um recife vivo.
Escultor, conservador, fotógrafo subaquático e instrutor de mergulho, este inglês é um dos principais artistas representados no MUSA - Museu Subaquático de Arte, criado em 2009 e atualmente uma das maiores e mais ambiciosas instalações de arte submarina do mundo.
Outros trabalhos de Taylor podem ser encontrados também no Parque de Esculturas Subaquático de Granada (Caraíbas), o primeiro parque público do género, criado em 2006.
Um trabalho de Teresa Alves com fotografia de Jason deCaires Taylor (todos os direitos reservados)