A 5.ª Corrida de Caracóis, disputada sábado à noite no Caracolódromo de Torneira e Serrião, Figueira da Foz, deu a vitória ao PSD nas próximas eleições legislativas.
Corpo do artigo
A "corrida ao tacho" utilizou seis caracóis, representando os cinco principais partidos e também os votos brancos e da abstenção, sendo que cada animal tinha adereços com as caras dos lideres partidários.
O primeiro a chegar ao topo da cana de dois metros de altura foi o caracol de Passos coelho.
Em segundo lugar ficou o caracol dos votos brancos e da abstenção, o CDS-PP acabou em terceiro, o PS em quarto, depois a CDU e, por fim, o Bloco de Esquerda.
Esta foi a corrida para a sondagens, mas houve uma outra, em forma de campeonato, onde as canas tinham só um metro de altura.
O primeiro caracol percorreu a distancia em 1,58 minutos e estabeleceu um novo recorde, tirando 1,5 minutos ao vencedor do ano passado.
Alguns caracóis-atletas estavam personalizados. Para além dos rostos dos políticos, havia moluscos com a casca pintada em forma de dálmata ou joaninha, com a bandeira nacional e até um outro caracol com um prédio inteiro às costas.
A Corrida de Caracóis é promovida pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Torneira e Serrião, uma aldeia na freguesia da Borda do Campo, Figueira da Foz.
No blogue da associação, os organizadores dizem quem de ano para anom o evento tem vindo a crescer gradualmente a passo de caracol.