
A resposta estará nos números, garante quem deles percebe. A Matemática terá um papel relevante na resolução de vários problemas do mundo e para chamar a atenção para esta questão arranca hoje na Europa o Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra.
As contas são fáceis de fazer. Se está em todo o lado, se é usada por outras ciências, se tem modelos que já ajudaram, por exemplo, o Homem a ir à Lua, então aqui na Terra, a Matemática pode muito bem ser a solução para vários problemas.
Carlota Simões, a coordenadora nacional do "Matemática do Planeta Terra 2013", recorre precisamente à viagem do astronauta Neil Armstrong para ilustrar que a base das soluções já foi encontrada, falta dar-lhe a aplicação correcta.
«O homem foi à lua nos anos 60, mas a matemática usada é a de Newton, ele já a sabia, os cálculos para ir da Terra à Lua estavam feitos, o problema era a tecnologia. Portanto, havendo tantos artigos de matemática escritos que ainda não estão aplicados à realidade, é preciso criar este diálogo entre cientistas das várias áreas e os matemáticas para encontrar soluções novas. Os modelos matemáticos já estão criados mas ainda não se sabem as aplicações», realça.
A ideia da Matemática do Planeta Terra surgiu para sensibilizar as pessoas que a ciência exacta está em todo o lado, ainda que algumas vezes de forma invisível, mas também, e sobretudo, para estimular o diálogo entre cientistas de várias áreas e os matemáticos, para que juntos, consigam resolver problemas.
Em Paris, na sede da Unesco, estará o Ministro da Educação Português, Nuno Crato, vai participar na Abertura do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra.