Marco Fortes, que esta sexta-feira falhou o apuramento para a final e terminou a competição no 38º lugar entre 45 concorrentes, com a marca de 18,05 metros, justificou o desempenho afirmando que «lançar de manhã é complicado».
Corpo do artigo
«Cheguei à conclusão que de manhã só estou bem na “caminha”. Lançar a esta hora foi muito complicado. Apesar de ter entrado bem na prova, com dois lançamentos longos com mais de 19 metros, no último lançamento as pernas queriam era estar esticadas na cama», disse o atleta, em declarações à RTP.
O lançador do Sporting, de 25 anos, ficou a 2,08 metros do seu recorde nacional, estabelecido em 14 de Março, em Split, Croácia.
Qualificavam-se para a final os 12 primeiros de cada um dos dois grupos ou quem fizesse 2,40 metros e, no conjunto dos 45 inscritos, atrás de si só ficaram com marca dois atletas, Chang Ming-Huang, de Taiwan, e o chileno Marco Verni.
O finlandês Robert Haggblom, o búlgaro Georgi Ivanov, o iraniano Amin Nikfar e o cubano Alexis Paumier não conseguiram qualquer marca, enquanto o alemão Ralf Bartels não compareceu.