O presidente da câmara de Lisboa e ex-primeiro-ministro considera que José Sócrates «tem qualidades», apesar de estar a adiar as decisões mais difíceis para depois das autárquicas.
Santana Lopes considerou ainda, em entrevista à SIC, que para mostrar obra, um governo tem de estar em funções mais de 10 anos.
«Acho que só com 10 anos de Governo é que se pode fazer obra. Numa câmara é possível mostrar obra num mandato, mas como primeiro-ministro é muito pouco. E até hoje só Cavaco Silva conseguiu ficar no governo durante dez anos», disse Pedro Santana Lopes.
Questionado pelos jornalistas se considera possível José Sócrates ficar no governo durante dois mandatos, Santana disse que sim, se os media «o continuarem a tratar assim».
«Se fosse eu, imagino o que já me tenham feito, o que é que já tinham dito», desabafou o ex-primeiro-ministro, acrescentando, no entanto, que vê «qualidades em José Sócrates, apesar de estar a adiar as decisões mais difíceis para depois das autárquicas».
Santana Lopes considerou José Sócrates como um «homem inteligente e esperto» e disse apreciar «o estilo» do novo primeiro-ministro, mas salvaguardou que «qualquer pessoa que chegue a chefe de governo tem de ter algumas qualidades».