O presidente da SIDES, entidade que gere a Universidade Independente, afirmou esta quarta-feira que José Sócrates concluiu a sua licenciatura a 8 de Setembro de 1996, um domingo, e não 8 de Agosto como foi noticiado em alguns órgãos de comunicação.
Em conferência de imprensa, na UNI, Lúcio Pimentel afirmou que «a data de conclusão da licenciatura é 8 de Setembro de 1996, tal como consta do processo individual de que dispomos».
O presidente da SIDES acrescentou que não consta do processo do aluno José Sócrates quaisquer outros elementos sobre certificados de habilitações, designadamente sobre os documentos que a Câmara da Covilhã diz ter recebido em 2000 e que indicam 8 de Agosto de 1996 como a data de conclusão da licenciatura.
Nos últimos dias vieram a público notícias que referiam diferença de datas entre o certificado apresentado por Sócrates numa entrevista à RTP, e um certificado apresentado na câmara da Covilhã, assim como discrepâncias em algumas classificações.
Questionado sobre se os certificados da Covilhã terão sido forjados, hipótese que foi avançada pela própria UnI, Lúcio Pimentel disse que esses documentos não constam do processo do aluno José Sócrates.
Das cinco disciplinas realizadas por José Sócrates na Universidade Independente, Lúcio Pimentel referiu que as pautas de quatro cadeiras «têm a data de 8 de Agosto», e revelou que a pauta da disciplina de Inglês Técnico «não tem data».
Questionado sobre qual terá sido a data do exame oral da cadeira de Inglês Técnico, outro dos elementos de avaliação da cadeira, o responsável garantiu que a universidade «não tem essa informação».
O presidente da SIDES rejeitou ainda que a UnI tenha tentado condicionar o Governo ao anunciar que iria fazer «revelações bombásticas» sobre a licenciatura de José Sócrates.