
Tiago Canhoto/Lusa
Jerónimo de Sousa apela à criação de um regime de renda apoiada mais favorável para quem mais precisa.
Corpo do artigo
O PCP apela a uma nova política na área da habitação. Em Caneças, no concelho de Odivelas, território socialista, Jerónimo de Sousa enviou recados ao Governo, mas também à líder do CDS-PP, Assunção Cristas.
Habitações degradadas há um pouco por todo o país, mas é nas áreas metropolitanas que o problema mais se agrava. "A existência de habitações precárias e degradadas é uma realidade chocante no país, isto porque sucessivos governos têm lavado as mãos, tentando despejar para cima das autarquias essa responsabilidade", adverte.
O secretário-geral do PCP garante que casas não faltam, mas, havendo população com necessidade delas, então o que está mal? É Jerónimo de Sousa quem responde: "Nem se pode dizer que há falta de casas. Há casas devolutas, que têm de ser colocadas ao serviço da população."
Jerónimo de Sousa apela à criação de um regime de renda apoiada mais favorável e faz crítica direta a Assunção Cristas, líder do CDS-PP. "Todos os dias os inquilinos, sobretudo os idosos, são notificados para aumentos brutais e incomportáveis. Bem pode PSD e CDS andar pelo país a prometer a terra do leite e do mel, que não se livram de ter a marca, e particularmente a marca de Assunção Cristas, nessa violência que se tornou a lei das rendas", refere.
O poder central tem responsabilidade na política de habitação, mas em autárquicas não se deve esquecer as autarquias. E, neste campo, diz o líder do PCP, as câmaras têm respostas a dar, como por exemplo na requalificação dos bairros municipais.